Como é que eu vim parar aqui?


Quem me conhece, ainda que só um pouquinho, sabe de minha paixão pelas ciências antárticas e, por consequência, pelo continente branco.

Tenho a impressão que essa paixão nasceu comigo, pois sempre que me lembro de algo em meu passado que possa ter despertado meu interesse pela Antártica, logo, aparece alguma memória mais antiga ainda... Há memórias que às vezes até duvido se são minhas. 

Decidi parar de vasculhar minha mente para entender como é que eu vim parar aqui e aceitei a Antártica como minha missão: conhecer o continente, entender seu papel no mundo e na vida das pessoas e tornar as ciências antárticas acessíveis a diferentes públicos. 




Iniciei essa trajetória em 2014, aproximando-me da APECS-Brasil, criei exposições na universidade, organizei a I Semana Polar da UFABC, criei exposições e webinários. Essas atividades culminaram na criação do Projeto Antártica ou Antártida? que oferece inúmeras ações de popularização das ciências antárticas como um curso a distância de formação de professores, um canal de videoaulas, o PolarCast, um projeto de produção de vídeos criados por estudantes sobre a ciência na Antártica, um canal de jogos digitais, dentre outras ações de pesquisa, ensino e extensão.  

Um blog é uma consequência disso tudo... mas por que não comecei antes? 

Na verdade, este blog foi criado em 2004 e estava inativo há muito tempo, até que um dia a Claudineia Lizieri, grande amiga e também pesquisadora Antártica me falou: Vamos escrever um artigo sobre as cores do gelo? Essa pergunta ficou na minha cabeça, martelando, martelando, até que... não, ainda não escrevemos sobre as cores do gelo, mas achei que, sim, era o momento de reativar este blog.

Foi assim que vim parar aqui!! E espero contribuir com a formação de uma cultura científica sobre a Antártica e receber outros cientistas para colaborar com essa missão.

Sempre que puder, venha navegar por aqui!


Comentários